quinta-feira, 18 de julho de 2013

[Notícia] Ruby on Rails é opção para iniciantes em desenvolvimento web

Os desenvolvedores em começo de carreira que desejam progredir rápido podem  encontrar um ótimo atalho na plataforma Ruby on Rails.
Segundo especialistas, há um motivo forte para isso: a tecnologia é muito fácil de aprender e usar. Desse modo, os desenvolvedores podem dominá-la após um período curto de estudos e começar a ganhar dinheiro com o novo conhecimento . “O Ruby é simples mesmo para quem nunca criou uma aplicação”, diz Joseane Bezerra, engenheira de software da consultoria Liferay Brasil.
O desenvolvedor, explica Joseane, também encontra no Ruby on Rails um ambiente muito amigável para produzir. “A tecnologia oferece vários modelos de códigos. Com isso, o profissional pode usá-los, fazer pequenas adaptações e produzir com rapidez caso esteja criando algo novo”, diz.
A tecnologia é uma boa opção para trabalhar no aquecido mercado de manutenção de sites. “O especialista em Ruby on Rails consegue decifrar com facilidade o código escrito por outro desenvolvedor. Portanto, não encontra grandes desafios para consertar ou melhorar um código web”, afirma Joseane.
Aproveitamento - O Ruby on Rails inclui princípios como DRY (sigla de “não se repita”, em tradução livre do inglês) e incentiva o reuso de um mesmo trecho de código. “Há também um modelo de desenvolvimento que busca diminuir o número de decisões que um código deve tomar”, diz Joseane.
Existem ainda outras características positivas, explica Júlio Santos Monteiro, engenheiro de software da JobScore. Monteiro explica que o Ruby on Rails ajuda o desenvolvedor iniciante porque oferece funcionalidades embutidas. Por meio de bibliotecas, o profissional encontra recursos para criar uma conexão ao banco de dados, uma seção de usuário, um código para o envio e recebimento de e-mails, entre outras coisas. “Estas facilidades dispensam a pesquisa por soluções de problemas durante o projeto. O desenvolvedor pode investir mais tempo com a lógica de negócio e na criação da interface da aplicação”, diz Monteiro.
Caio Ribeiro Pereira, especialista na tecnologia e editor do blog Underground WebDev, diz que um cadastro de clientes feito em Ruby on Rails com diferentes funcionalidades, por exemplo, toma poucas horas. Já em Java e seus frameworks levaria dias.
Emprego – Os profissionais entrevistados pela INFO afirmam que empresas de todas as áreas e em diferentes regiões usam a tecnologia de Ruby on Rails. Já a linguagem Ruby, por exemplo, faz parte de sites populares como o Twitter, Hulu e Groupon.
“Ruby on Rails é uma ferramenta para ter o trabalho feito rapidamente, portanto, ideal para quem quer começar uma pequena empresa. No Brasil, a principal demanda vem de startups e empresas de médio porte. A maioria dos desenvolvedores Ruby on Rails tem espírito empreendedor e gosta de ser independente”, diz Joseane.
O desenvolvedor Júlio afirma que as corporações de grande porte ainda divulgam poucas vagas nesta área e Monteiro afirma que, geralmente, são as empresas focadas na criação de SaaS (software como serviço, em inglês) que buscam colaboradores com conhecimento em Rails. “Reconheço também que Ruby on Rails está muito ligado aos projetos de startups de tecnologia”, comenta o desenvolvedor.
Onde estudar - O índice Tiobe mostra Ruby entre as 10 linguagens mais usadas em 2012. Em 2006, esta tecnologia ocupou o primeiro lugar da mesma lista. Ou seja, ela ainda continua uma das mais importantes do mundo.
Para aprender sobre a linguagem Ruby, o interessado pode consultar os conteúdos compartilhados no site Codecademy, por exemplo, que oferece treinamento grátis e interativo sobre os principais conceitos da linguagem. Há também tutoriais na página oficial da linguagem Ruby e um livro virtual “Why´s (Poignant) Guide to Ruby” com versão em português no GitHub.
Além disso, a especialista Joseane recomenda aos novatos na área interessados em desenvolvimento web complementar os estudos com o básico de HTML e CSS antes de tentar aprender Ruby on Rails. “Quem conhece desenvolvimento web, especialmente linguagens dinâmicas como PHP ou Python, o básico de Ruby se torna bem familiar, mas o desenvolvimento orientado a testes pode ser novidade”, comenta.
O framework Ruby on Rails é open source e, ainda de acordo com Joseane, os iniciantes podem buscar ajuda por meio da comunidade de desenvolvedores para resolver problemas no código. “Muitas dúvidas já foram solucionadas por outros programadores”, afirma. Na internet, é fácil encontrar fóruns, comunidades em redes sociais e grupos online que debates as funcionalidades de Ruby on Rails.
Fonte: INFO

Nenhum comentário: