sexta-feira, 19 de julho de 2013

[Dica] Como aprender Rails sem pagar nada

Cada vez mais pessoas estão interessadas em aprender a desenvolver aplicações web usando o Ruby on Rails. O framework mostrou que não era apenas um hype, e conquista novos adeptos diariamente. Além disso, existe uma crescente demanda por desenvolvedores Rails no Brasil – porém ainda pequena em relação ao que vemos no exterior.
De qualquer forma, existem várias maneiras de aprender a desenvolver aplicações web com Rails sem gastar dinheiro. Basta uma dose de interesse, boa vontade e paciência, requisitos inerentes a todo auto-didata. São muitos tutoriais espalhados pela internet listando artigos interessantes para quem está começando agora.
Em vez de citar inúmeros posts diferentes com artigos introdutórios, separamos quatro sites que oferecem cursos completos, com uma abordagem bem mais ampla sobre o Rails. Assim você poderá ir além do básico, seguindo a seqüência de um curso, e conhecendo o framework de forma mais abrangente.
Rails for Zombies
Esse site é o mais recente recurso para quem quer aprender a criar aplicações com Rails (sem gastar nada). Desenvolvido pela EnvyLabs, o curso é dividido em cinco etapas: CRUD, models, views, controllers e rotas. Cada etapa é composta por uma vídeo aula, com um teste ao final que habilita o aluno a passar para o próximo nível. As apresentações e os vídeos podem ser baixados – assim você poderá assistir depois no seu celular, por exemplo. É super recomendado, mas infelizmente, está apenas em inglês.
Apostila de Rails da Caelum
A Caelum disponibiliza para download gratuito a apostila do seu curso “Desenvolvimento Ágil para Web com Ruby on Rails 3″. São quase 150 páginas para te auxiliar no aprendizado do Rails. A apostila cobre itens de Ruby desde o básico da linguagem até meta programação, conhecimentos necessários para utilizar o Rails, onde são abordadas partes importantes como Active Record, rotas, Ajax, paginação e integração com Java. A apostila é muito didática, com exemplos práticos, permitindo compreender facilmente o conteúdo. Atualmente, esse é o melhor material sobre Rails 3 em português disponível na web para quem está começando.
Rails Tutorial
O Rails Tutorial é um famoso livro com versões impressa e online, escrito pelo Michael Hartl. A versão online é constantemente atualizada com todas as novidades que as releases do Rails trazem. O livro é bem didático, e permite que você aprenda rapidamente a dominar o Rails, através de exercícios que levam o aluno a desenvolver aplicações na prática para absorver os conceitos expostos no livro. O Michael também gravou uma série de video tutoriais, que podem ser adquiridos junto com a versão PDF do livro no próprio site.
Learning Rails
O site BuildingWebApps disponibiliza um curso grátis de Rails dividido em 23 lições. Até a lição 8, o conteúdo é composto de texto e áudio. A partir da lição 9 (quando começa a parte de desenvolvimento realmente), as lições são compostas de texto e vídeo. O curso da BWA aborda vários aspectos interessantes, desde a instalação até o controle de versões com Git, testes e deploy. Dois pontos negativos: primeiro é que o curso está em inglês. E o segundo ponto negativo é que ele foi baseado na versão 2.0 do Rails, ou seja, algumas coisas mudaram desde que foi escrito. Nos comentários das lições existem algumas observações sobre como executar os exemplos nas versões mais recentes do Rails, mas nem sempre há essa ajuda. O pessoal do site prometeu atualizar o conteúdo do curso até o fim de 2010, mas infelizmente parece que não cumpriram o prometido.
Outros links interessantes:
Rails Guides
Não tem lugar mais interessante para conhecer o Rails do que o guia do site oficial. O Rails Guides traz a documentação completa de tudo que você precisa para começar no Ruby on Rails. O melhor é que tem uma versão em português, apesar de estar desatualizada em relação ao original (em inglês). Mesmo assim, é parada obrigatória para quem está iniciando.
Rails Casts
Depois que você ler bastante sobre Rails, é interessante reforçar o aprendizado com os vídeos disponibilizados pelo pessoal do RailsCasts. O site oferece vários tutoriais em vídeo abordando desde temas básicos até alguns conceitos mais avançados.

Fonte: Ruby Brasil

Nenhum comentário: