sexta-feira, 19 de julho de 2013

[Dica] Escolha sua IDE para Ruby e Rails

Figura 1: RadRails, NetBeans, FreeRIDE
Os desenvolvedores do Netbeans anunciaram que a IDE não vai mais oferecer suporte ao Rails. Seria motivo para desespero? A resposta é não. Atualmente, os desenvolvedores Ruby e Rails possuem muitas opções de IDEs à disposição. No início, eram poucos os editores que reconheciam a linguagem, e mesmo assim eles não tinham muitos recursos. Com o tempo, novas ferramentas surgiram, buscando atender a todos os públicos. Mostramos a seguir algumas opções de IDEs para desenvolvimento de aplicações em Ruby e Rails para que você experimente e escolha a opção que melhor atenda as suas necessidades.
Netbeans 6.9 http://netbeans.org/downloads/index.htmlApesar do Rails ficar de fora da próxima release, quem gosta do Netbeans pode utilizar a versão 6.9.x que oferece suporte a linguagem Ruby e ao Rails 3 (além do JRuby), mantendo-se por enquanto como opção para os desenvolvedores. O Netbeans é meio pesadão, mas a produtividade que ele oferece compensa. A versão para desenvolvedores Ruby tem 88 MB, e a versão completa tem mais de 300 MB. Tem versões para Windows, Mac, Linux e Solaris, em português.
Aptana RadRails - http://www.aptana.com/products/radrails
Outra excelente opção para programadores Ruby e Rails, o RadRails é uma IDE profissional com suporte a criação de projetos/navegação de arquivos, debugger visual, assistência na codificação, visualização das gems/APIs/plugins utilizadas no projeto, etc. O visual do RadRails revela que foi desenvolvido a partir do Eclipse, ou seja, podemos contar com as ferramentas (e plugins) deste poderoso editor. O RadRails possui versões para Windows, Mac e Linux.
Eclipse + RadRails Plugin – http://www.eclipse.org/downloads/
Se você gosta do Eclipse ou já usa essa IDE e não quer perder suas configurações, pode deixá-la pronta para o Rails através do plugin RadRails. Assim o programador pode ter numa mesma ferramenta a possibilidade de desenvolver em várias linguagens, como o Ruby, Java e PHP, por exemplo. O Eclipse é repleto de recursos que auxiliam bastante no desenvolvimento, como os plugins para interação com git/github. Além da vantagem adicional de ser multiplataforma (roda no Windows, Linux e Mac).
EasyEclipse Ruby e Rails - http://www.easyeclipse.org/site/distributions/ruby-rails.html
O EasyEclipse é uma versão do Eclipse com alguns plugins para os desenvolvedores Ruby/Rails. Tem a vantagem de ser uma ferramenta bem completa, cheia de funções e facilitadores. Infelizmente, parece que está abandonado pelos seus idealizadores. Roda no Windows, Linux e Mac.
jEdit http://www.jedit.org/
O jEdit é um editor escrito em Java, popular entre os programadores desta linguagem, e Ruby é uma das 130 linguagens que ele reconhece. Também tem um plugin que o deixa ainda mais familiarizado com Ruby e Rails. Tem versões para Windows, Mac e Linux.
FreeRIDE - http://freeride.rubyforge.org/O FreeRIDE é uma IDE desenvolvida em Ruby. Ela possui as funções básicas de um editor – auto identação, coloração da sintaxe, debug, etc. Aliás, acho que o FreeRIDE se encaixa melhor na categoria “editores turbinados“. Para quem gosta de ir testando linha a linha seu código, o FreeRIDE traz o shell interativo do Ruby integrado. O FreeRIDE tem versões para Windows e Linux, e também parece não estar recebendo atualizações.
RDE http://homepage2.nifty.com/sakazuki/rde_en/index.html
O RDE (Ruby Development Environment) é uma IDE para desenvolvimento com foco em Ruby. Permite executar os códigos antes de salvar, oferece opções de debug, coloração da sintaxe, etc.
Conhece alguma outra IDE que não entrou nesta lista? Então compartilhe nos comentários!
Fonte: Ruby Brasil

Nenhum comentário: