sexta-feira, 14 de março de 2008

IDEs: Aptana RadRails

Fig. 1: Logo Aptana RadRails

Iniciando esse tutorial sobre IDEs para Ruby on Rails, gostaria de falar hoje sobre uma que vem crescendo dia após dia: Aptana RadRails.

Aptana RadRails é uma IDE baseada no Eclipse. Antes como um mero plugin (Eclipse), agora assumida pelo Aptana Studio, que a transformou em uma "IDE de verdade". Possui a versão gratuita (Free), e a paga (Pro) e é
open source.

Atualmente o RadRails tem suporte ao Rails 2.0, Code Completion e ao JRuby
¹!
Possui suporte ao Ruby (claro), ao CSS, JavaScript, rhtml e uma outra infinidade, que pode ser visto no site oficial: http://www.aptana.com/rails/#features
. No mesmo, pode ser feito o download para um futura instalação do RadRails.

Não há uma única IDE para Ruby on Rails, nem uma que por unanimidade seja a MELHOR de todas. O que na verdade existe, são prós e contras em cada um, onde nessa diferença de valores, uma se adequa ao desenvolvedor. Esse suprimento de necessidade é relativo, pois o que é essencial pra um, não quer dizer que seja pro próximo.

Apesar desse grande suporte, o RadRails causa insatisfação em alguns aspectos de usuabilidade ao usuários, devido principalmente a instabilidade ("travamentos"), e ao seu tempo relativamente alto de iniciação comparado com outras IDEs.

*¹JRuby para quem não sabe, é um interpretador Ruby, implementado 100% em Java. Permitindo assim, que você rode seus scripts de Ruby na máquina virtual java. O que o Ruby ganha com isso? Simples: Ele ganha o poder da infra estrutura java existente, e ainda permite uma melhor escalabilidade de seus programas. Certo que ele continua um pouco mais lento que o interpretador nativo do Ruby, mas isso será revertido pois Charles Nutter, seu criador e desenvolvedor, foi contratado pela Sun para dedicar-se integralmente ao projeto.

Veja mais:

Interface do RadRails

Vídeo do YouTube sobre o RadRails

Links relacionados:
http://www.infoblogs.com.br/view.action?contentId=30927&RadRails-10-Lancado
http://www.aptana.com/rails/
http://ruby-br.org/?p=179
http://www.urubatan.com.br/ruby-on-rails-ide-war-1-aptana-rad-rails/


Um comentário:

Anônimo disse...

Hm, voce chegou a utilizar a versão 1.0 do RadRails?

estou utilizando o Aptana RadRails num projeto, e pude notar uma forte evolução nesta versão que saiu faz pouco tempo, foram vários updates, ficou muito melhor de se utilizar..

abraços