Figura 1: Ruby e Rails |
Os repositórios online estão evoluindo bastante, passando de meros HDs virtuais para eficientes controladores de versão. Atualmente, temos muitas opções para hospedar nossos projetos na web, e relacionamos alguns deles para você guardar seu ‘precioso’ código. Caso já tenha utilizado algum destes, deixe suas impressões sobre o serviço nos comentários.
GitHub: O GitHub tem sido muito utilizado nos últimos tempos pelos desenvolvedores Rails, principalmente depois que o próprio framework passou a ser hospedado lá. Oferece ferramentas de colaboração, gerenciamento, revisão de código, wiki e outras coisas. Tem um plano gratuito para projetos open source.
Google Code: Se o Google já guarda seus contatos, seus documentos, seus vídeos e seus e-mails, porque não guardar também seus projetos? O Google oferece 2GB de espaço, ferramenta para criar wiki, visualização online dos códigos e feeds das atualizações, entre outros. É compatível com Subversion e Mercurial.
SourceForge: O bom (e velho) SourceForge está a mais de 10 anos hospedando projetos open source. Oferece diversas ferramentas, como wiki, blog, estatísticas, mailing lists e mais um monte de coisas.
RubyForge: O RubyForge foi um dos primeiros repositórios voltado para aplicações Ruby. Oferece mailing lists, wikis, CVS/SVN, forum, e outras vantagens.
Assembla: O Assembla é um repositório pago, mas que oferece alguns planos free, voltados a projetos open source. Oferece 2GB de espaço, mais de 20 ferramentas e usuários ilimitados. Ao escolher o plano gratuito, tenha bastante atenção para as restrições, e não deixe de ler as letrinhas no final da página.
BitBucket: Pelo porte dos clientes que assinam os planos pagos, parece que o BitBucket é um lugar confiável para seu código. O plano gratuito (assim como os outros) oferece espaço ilimitado em disco, wiki, colaboradores (publicos) ilimitados e acesso a até 5 usuários registrados por projeto.
Beanstalkpo: Apesar de também oferecer serviços pagos, o Beanstalk tem um plano gratuito para você testar, com 100 MB de espaço, 1 usuário, 1 repositório e nada de SSL.
Freepository: Hospedando projetos desde 1999, o Freepository é compatível com Git ou SVN – mas o plano gratuito oferece acesso a um usuário com suporte apenas ao SVN.
unFuddle: Este site oferece um plano gratuito com 200MB de espaço, e 1 projeto para 2 usuários. Suporta SVN ou Git.
ProjectLocker: Pelo nome, percebemos que a segurança é o foco deste repositório. Oferece suporte a Git e SVN, com 500MB de espaço e acesso a 3 usuários por conta.
berliOS: O BerliOS Developer é um serviço gratuido para desenvolvedores em código aberto, com suporte a SVN/Mercurial/GIT. Tem listas, controle de bugs, quadro de mensagens/fórums, gerenciador de tarefas, e mais um monte de coisas.
No Google é possível encontrar muitos outros lugares para hospedar seus projetos. Caso você conheça algum que seja interessante (e gratuito), compartilhe conosco nos comentários.
Fonte: Ruby Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário